sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A Bruxa está solta! - Conheça o Halloween em outras partes do Mundo!!


A palavra Halloween tem sua origem na igreja católica e vem da contração feita de maneira errada da expressão "All Hallows Eve" que significa Dia de Todos os Santos, e corresponde ao dia Primeiro de Novembro, que no catolicismo é o dia de reverencia aos Santos mortos.  O Halloween começou a ser comemorado há 2500 anos, no 5o.Século Antes de Cristo, na Irlanda Céltica, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro.Na época celtas acendiam fogueiras , usavam máscaras e distribuíam doces com o objetivo de homenagear os espíritos e também afastar as almas do mal. Esse dia marcava o início do ano céltico e era comemorado com um feriado denominado Samhaim. A história diz que, naquele dia, os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam na busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte (Panati). Os celtas acreditavam que todas as leis de tempo e espaço ficavam suspensas durante este tempo permitindo aos espíritos um inter-relacionamento com os vivos. (Gahagan). Geralmente o Halloween é mais difundido em países de língua anglo-saxônica ( a grosso modo, países com origem na língua inglesa). Já os países de língua hispânica (espanhol, castelhano...) não celebram esta festa e sim o dia dos mortos. 

Na ESPANHA, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos e de finados, em 1º e 2º de novembro, onde as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos túmulos.

A IRLANDA é considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras, no caso, os adultos, pois as crianças andam nas ruas exclamando o famoso “tricks or treats”, que em português significa “doces ou travessuras” e uma procissão de tochas já virou tradição!  (site: meath ie/tourism). Jogos, desfiles e concursos de fantasias estão na programação pelo país. Mais: discoverireland.com.






No MÉXICO comemora-se no dia 1° de novembro o dia dos anjinhos, chamados também de "Dia dos inocentes", no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro e é bastante difundido no país, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava, no dia que antecede o evento reúne-se parentes e amigos para comer e beber e ficam a esperar os mortos na madrugada. Nesse período é comum a produção e distribuição de caveiras doces (de chocolate, marzipã e açúcar). 




Na TAILÂNDIA é realizada anualmente a festa Phi Ta Khon, o dia é celebrado com música e desfiles, juntos levam a imagem de Buda, segundo eles os Vietnamitas Fantasmas e espíritos circulam dentre os homens.





Nos ESTADOS UNIDOS , todos já ouviram falar: A tradição manda que as crianças usem fantasias e saiam pelas ruas pedindo doces com uma divertida ameaça: "gostosuras ou travessuras" (trick or treat). 

Mas a festa do Dia das Bruxas, em 31 de outubro, vai além deste hábito. Em Nova York (nycgo.com), a programação dura outubro inteiro. No dia 29, as crianças que forem ao Central Park têm direito a levar para casa uma abóbora, além de assistir a shows de marionete.




Salem, cidade famosa pela perseguição às bruxas no século 17, ganhou um Festival dos Mortos, com uma programação que inclui baile à fantasia. O local recebe praticantes dos rituais Wicca, no dia 31 (informações no site festivalofthedead.com). Se estiver na cidade, aproveite para visitar o sombrio Witch Museum (salemwitchmuseum.com).






No Magic Kingdom, parque da Disney em Orlando, Mickey comanda as comemorações. Durante a Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party (Festa de Halloween Não-Tão-Assustadora do Mickey), até 1º de novembro, os visitantes são incentivados a usar fantasias e brincar de trick or treat pelo parque. Há, ainda, um desfile de personagens Disney caracterizados.



No REINO UNIDO um dos símbolos de Londres, a roda-gigante London Eye se transformará em uma gruta assustadora, com floresta fantasmagórica e pântano borbulhante, até 1º de novembro. Lendas sinistras das torres e pontes à margem do Tâmisa serão narradas aos turistas. Mais: visitbritain.com.



Um tour por vielas escuras e pelos subterrâneos de Edimburgo, capital da ESCÓCIA, é um dos passeios mais assustadores que você pode fazer no Halloween. Os tours precisam ser agendados e são conduzidos a pé pela agência Black Hart (blackhart.uk.com).






FONTES: http://www.oocities.org/ ; http://www.brasilescola.com/ ; http://www.mundodastribos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário