sexta-feira, 18 de outubro de 2013

VACINAS e CIVP - Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia


Um grande amigo vai casar, e em sua LUA DE MEL, fará conexão no Panamá. E se depara com a boa e velha história da vacina!! Em sua homenagem e ao dia do médico, faremos este post!

No caso o Panamá exige o comprovante de febre amarela, mas cada pedaço de chão tem um cacique diferente. Posto isso, se vai viajar... bora se vacinar!






A Dica boa é: Guarde sua carteira de vacinação com o mesmo primor que guardas seu passaporte. Pouca gente faz isso e depois descobre que é mais fácil tomar mais uma vacina que conseguir uma segunda via do comprovante.



O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela e/ou outras doenças. A possibilidade de exigência do CIVP é prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). A lista com os países que exigem o certificado está disponível na internet no sítio da Organização Mundial de Saúde (PDF).
Para saber se seu destino necessita de vacina, você pode consultar seu agente de viagens Nitiê ou mesmo pelo site da ANVISA

Entre no site e se cadastre. O sistema lhe mostrará os postos disponíveis para vacinação.

Lá eles emitem o Certificado Internacional de Vacinação!


> lembre-se que muitas vacinas  só começam a valer após um tempo, então fique ligado nestes prazos! É bom tomar um um mês de antecedência. 



> Outros destinos em que a vacina é solicitada: 

Angola, Benin, Burkina Faso, China, Cuba, Camarões, Colômbia, Equador, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Guiana Francesa Libéria, Nigéria, Peru, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire.

> Certificado Internacional de Vacinação (pode ser adquirido na maioria dos aeroportos do Brasil) quando viajar para Barbados, para a Bolívia, Colômbia e Venezuela a vacina não é obrigatória, e sim uma recomendação do governo local.* Para voos nacionais não há necessidade da vacinação.




> A carteira de vacinação é um dos itens mais importantes antes de viajar pelo Brasil ou para o exterior.
> Crianças e adultos que vão para áreas endêmicas da febre amarela (Amapá, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Pará, Goiás, Distrito Federal e alguns países da América Latina, África ou Ásia) devem tomar a vacina contra a doença pelo menos dez dias antes de embarcar.
> A vacina contra a febre tifóide também é muito importante. Ela deve ser tomada quando se vai para regiões com saneamento básico precário, como o Norte e o Nordeste do Brasil, a Ásia e a África.
Anote aí:
> A dose da vacina contra a febre amarela é válida por dez anos.Para tirar dúvidas sobre as áreas de risco, ligue para o Disque Saúde (0800-61-1997) ou consulte o consulado do país que pretende visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário